PLANO FUTURO TÉCNICO


Como sabemos, historicamente, o Brasil tem se caracterizado como um país com inconsistentes políticas públicas, imprimindo uma dicotomia marcante: uma das mais acentuadas desigualdades sociais e uma das mais altas concentrações de renda do mundo.

Pensando nessa problemática social da vulnerabilidade, procuramos estabelecer um diálogo com as comunidades locais no entorno da Instituição, procurando entender as reais necessidades a serem trabalhadas. Dentre as necessidades relatadas, pontuou-se a carência de oportunidades e perspectiva de um futuro profissional para os adolescentes e jovens, somada à defasagem do ensino formal no município de Jaboatão dos Guararapes, como também, com o aumento da oferta de trabalho no ramo técnico gerado através das empresas do complexo de Suape que estão muito próximas de nós. A partir desta realidade, surgiu a ideia de criar um curso que pudesse complementar a educação formal, visando preparar os adolescentes e jovens para cursos técnicos, possibilitando sua inserção em um mercado técnico de trabalho que tem apresentado vasto crescimento em nosso estado.

A partir desta ideia, em 2012 nasceu o Plano Futuro Técnico – PFT. O projeto iniciou com uma turma de 30 alunos aprovados em processo seletivo, com carga horária de 720 horas/ano, nas quais os alunos assistiram aulas de matemática, língua portuguesa, geografia, história e ciências. Além destas aulas, os alunos receberam reforço escolar nas disciplinas em que tinham maior dificuldade e foram acompanhados nas áreas social e de saúde.
Desta primeira turma de 30 alunos, 11 foram aprovados em escolas técnicas do estado de Pernambuco. Atualmente, estes alunos aprovados continuam sendo acompanhados pela Instituição, na 2ª fase PFT, recebendo apoio e reforço escolar e técnico, ajuda de custo para o transporte e acompanhamento nas áreas social e de saúde.

No ano de 2013, o projeto contemplou 60 alunos com contribuições de 80 padrinhos que colaboraram mensalmente através do pagamento de boleto ou depósito no valor de R$ 30,00 e também contou com ajuda de um empresário local. Neste ano, o projeto também participou da seleção anual de projetos da organização BrazilFoundation (http://www.brazilfoundation.org/) e foi selecionado para ser um dos projetos apoiados pela organização durante o ano de 2013. A BrazilFoundation colaborou financeiramente durante o ano de 2013 com parte dos custos do PFT. Neste ano, dos 60 alunos que cursaram o PFT, 25 foram aprovados em escolas técnicas de PE como IFPE e Cícero Dias, e estão também inseridos na 2ª fase PFT. Seguindo o propósito de crescimento do PFT, a instituição venceu o edital da PETROBRAS (http://sites.petrobras.com.br/minisite/ipc/suape2013/) e terá o patrocínio em 70% das ações do PFT em 2014 e 2015, possibilitando a ampliação para 90 alunos assistidos em cada ano. Adicionalmente, a Igreja Presbiteriana de Candeias cede o espaço físico para execução do projeto e também realiza atividades de limpeza e manutenção. Como outras atividades visando arrecadar fundos, a instituição também realiza eventos como bazar, venda de produtos, feiras e outros. Além disto, a mesma tem procurado estar constantemente atualizada com os editais lançados, com o objetivo de firmar novas parcerias.

O PFT possui duas fases que norteiam os objetivos mencionados neste projeto: A primeira fase consiste em um curso preparatório para a capacitação dos adolescentes no processo de aprendizagem para o acesso ao ensino técnico profissionalizante. Neste curso, que compreende 720 horas/aula, são oferecidas aulas especificas dentro do programa seletivo, com aulões extras, simulados, visitas às escolas técnicas e empresas, apoio para sua decisão vocacional, realizações das inscrições dos adolescentes no processo seletivo nas escolas técnicas e monitoramento e avaliação do desenvolvimento e aprendizagem destes nesta primeira fase. Além de oferecer apoio psicossocial e de saúde aos adolescentes e suas respectivas famílias em todo processo. Com este objetivo, o resultado esperado consiste em adolescentes com elevada possibilidade de aprovação nas instituições de nível técnico.

A segunda fase consiste no acompanhamento dos adolescentes aprovados nas escolas técnicas durante sua formação acadêmica. Estes alunos aprovados serão acompanhados nesta fase 2 durante todo o período de sua formação acadêmica. Terão aulas de reforço conforme grade curricular, com voluntários habilitados nas áreas específicas, sala de estudo, biblioteca, além de ajuda de custo para passagem na escola técnica, visitas às empresas ligadas a proposta do curso, objetivando seu ingresso nos estágios curriculares e continuaram com apoio psicossocial e de saúde aos adolescentes e suas respectivas famílias em todo processo da sua formação técnica. Com este objetivo, o resultado esperado consiste em 100% dos adolescentes formados nas escolas técnicas e preparados para atuar profissionalmente no mercado de trabalho.

Para que tenhamos sucesso no projeto, faz-se necessário a participação da comunidade em todo processo do PFT. O seu envolvimento vai garantir a legitimidade do projeto. Levando em consideração que os frutos desse projeto estão sendo colhidos pela própria comunidade.

Desde o nascimento deste projeto, nos preocupamos com a sua sustentabilidade de agregar novos parceiros, não só na busca de recursos financeiros, mas também, de consolidar as políticas públicas voltadas para a criança/adolescente, garantindo assim, o seu direito já conquistado no Estatuto da criança/adolescente e na Constituição Federal.
Considerando que o nosso projeto visa inserir o adolescente em uma educação tecnológica de qualidade e consequentemente, garantirmos uma melhor empregabilidade, vale citar o Capítulo III, artigo 39 da Lei nº 9394/96: “A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.” É nisso que nós acreditamos!

Venham nos conhecer e contribuam para a mudança na expectativa de vida de adolescentes e jovens da nossa região.
http://www.ipcandeias.com.br/
https://www.gov.br/pt-br
https://petrobras.com.br/pt/
https://projetos.criancaesperanca.unesco.org/
https://www.unicef.org/brazil/
https://www.brazilfoundation.org/
https://jaboatao.pe.gov.br/
https://www.senac.br/
https://www.canaa.ind.br/